Dia Nacional do Doador de Sangue


Nesta sexta-feira, 25, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. E doar sangue é mais que um gesto de solidariedade. É uma decisão que pode salvar várias vidas.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 68 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis), estar em boas condições de saúde e pesar ao menos 50 kg. Antes da coleta para doação, é realizada uma triagem clínica, com entrevistas e testes de anemia, medição de peso e identificação. O doador não pode estar em jejum, porém deve consumir uma refeição leve. É preciso dormir pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.

Não podem doar apenas as pessoas  que tiveram hepatite após os 11 anos de idade; grávidas e mulheres em fase de amamentação; pessoas expostas a doenças transmissíveis (Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas), usuários de drogas; e quem teve relação sexual com parceiro eventual sem uso de preservativo.

O Ministério da Saúde lançou uma página especial no Facebook com a campanha “Essa corrente precisa de você. Doe Sangue.” A página traz informações sobre doadores, hemocentros, além de um Banco de Doadores Virtual, onde a pessoa pode cadastrar seu tipo sanguíneo. Uma forma de divulgação para convocar mais doadores. Confira: http://www.facebook.com/DoeSangueMS?sk=app_324043324276849


Nenhum comentário:

Postar um comentário